Na íntegra

Angelus com o Papa Francisco - 5/10/14

brasão_papafranciscoANGELUS
Praça São Pedro – Vaticano
Domingo, 5 de outubro de 2014

Boletim da Santa Sé
Tradução: Jéssica Marçal

Queridos irmãos e irmãs, bom dia!

Nesta manhã, com a celebração eucarística na Basílica de São Pedro, inauguramos a Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos. Os padres sinodais provenientes de toda parte do mundo, junto comigo, viverão duas intensas semanas de escuta e de diálogo, fecundados pela oração, sobre o tema “Os desafios pastorais da família no contexto da evangelização”.

Hoje, a Palavra de Deus apresenta a imagem da vinha como símbolo do povo que o Senhor escolheu. Como uma vinha, o povo requer tanto cuidado, requer um amor paciente e fiel. Assim faz Deus conosco, e assim somos chamados a fazer nós Pastores. Também cuidar da família é um modo de trabalhar na vinha do Senhor, para que produza os frutos do Reino de Deus (cfr Mt 21, 33-43).

Mas para que a família possa caminhar bem, com confiança e esperança, é preciso que seja alimentada pela Palavra de Deus. Por isto é uma feliz coincidência que justamente hoje os nossos irmãos Paulinos tenham desejado fazer uma grande distribuição da Bíblia, aqui na Praça e em tantos outros lugares. Agradeçamos aos nossos irmãos Paulinos! Fazem isso em ocasião do centenário de sua fundação, por parte do beato Tiago Alberione, grande apóstolo da comunicação. Então hoje, enquanto se abre o Sínodo para a família, com a ajuda dos Paulinos podemos dizer: uma Bíblia em cada família! “Mas, padre, nós temos duas, três…”. Mas onde vocês as esconderam?…  A Bíblia não é para ser colocada em uma prateleira, mas para tê-la em mãos, para lê-la sempre, todos os dias, seja individualmente seja juntos, marido e mulher, pais e filhos, talvez à noite, especialmente aos domingos. Assim, a família cresce, caminha, com a luz e a força da Palavra de Deus!

Convido todos a apoiarem os trabalhos do Sínodo com a oração, invocando a materna intercessão da Virgem Maria. Neste momento, associamo-nos espiritualmente a quantos, no Santuário de Pompeia, elevam a tradicional “Súplica” à Nossa Senhora do Rosário. Que obtenha a paz, às famílias e ao mundo inteiro!

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo