"Ano da Misericórdia é para caminhar na estrada da salvação", diz Papa

Na Oração do Angelus, o Papa Francisco disse que  Deus quer que todos os homens sejam salvos por meio de Jesus Cristo

Da redação, com Rádio Vaticano

Neste domingo, 6, o Papa Francisco rezou o Oração do Angelus com os fieis e peregrinos reunidos na Praça São Pedro.

Na alocução que precedeu a oração, o Pontífice disse que “neste II Domingo de Advento a liturgia nos insere na escola de João Batista que pregava um batismo de conversão para o perdão dos pecados. Nós talvez nos perguntamos: Por que devemos nos converter? A conversão diz respeito a quem era ateu e passou a crer, quem era pecador e se tornou justo, mas nós não precisamos, pois já somos cristãos. Pensando assim, não percebemos que devemos nos converter desta presunção”.

O Papa convidou todos a fazer a seguinte pergunta: “É verdade que nas várias situações e circunstâncias da vida temos em nós os mesmos sentimentos de Jesus? Por exemplo, quando sofremos uma injustiça ou uma afronta, conseguimos reagir sem ressentimento e perdoar de coração a quem nos pede desculpa?”.

Vida segundo o Evangelho

Francisco diz ainda que a voz de João Batista grita ainda nos desertos atuais da humanidade, que são as mentes fechadas e os corações endurecidos e leva a perguntar se efetivamente as pessoas estão percorrendo o caminho justo, vivendo uma vida segundo o Evangelho.

“Hoje, como naquela tempo, ele nos adverte com as palavras do Profeta Isaías: ‘Preparem o caminho do Senhor’”, disse o Papa acrescentando que é um convite urgente abrir o coração e acolher a salvação que Deus oferece incessantemente, quase com teimosia.

“Porque nos quer livres da escravidão do pecado. Mas o texto do profeta dilata aquela voz, preanunciando que todo homem verá a salvação de Deus. A salvação é oferecida a toda pessoa, a todo povo, ninguém está excluído. Nenhum de nós pode dizer: Eu sou santo, sou perfeito, já estou salvo. Devemos sempre receber esta oferta da salvação. É para isso o Ano da Misericórdia: para caminhar nesta estrada da salvação, estrada que Jesus nos ensinou. Deus quer que todos os homens sejam salvos por meio de Jesus Cristo, único mediador.”

Leia mais
.: Entenda como será a abertura do Ano da Misericórdia
.: Bento XVI participará da abertura do Jubileu da Misericórdia

Segundo o Papa, cada um de nós é chamado a anunciar Jesus aos que ainda não o conhecem. Isso não é proselitismo. É abrir uma porta. Ai daquele que não anunciar o Evangelho.

“Se o Senhor Jesus mudou a nossa, como não sentir o desejo de anunciá-lo a quem encontramos no trabalho, na escola, no bairro, no hospital, nos lugares de encontro? Se olhamos ao nosso redor, encontramos pessoas que estão dispostas a começar ou a recomeçar um caminho de fé, se encontram cristãos apaixonados por Jesus.”

Francisco convidou todos a se questionar: “Sou apaixonado por Jesus? Estou convencido de que Jesus me oferece e me dá a salvação?”

“Se sou apaixonado devo anunciá-lo, mas temos de ser corajosos e abaixar as montanhas do orgulho e da rivalidade, encher os poços cavados pela indiferença e apatia, endireitar os caminhos de nossas preguiças e de nossos compromissos.”

Francisco concluiu pedindo à Virgem Maria para que ajude todos a quebrar as barreiras e os obstáculos que impedem a conversão e o caminho rumo ao Senhor. “Só Ele pode realizar todas as esperanças do ser humano”.


adailton

Adailton Batista é missionário da Comunidade Canção Nova desde 2009. Nasceu na cidade de Janaúba, MG. Atua como Gerente de mídias sociais e produtor de conteúdo do portal cancaonova.com. Estudante de jornalismo na Faculdade Canção Nova, é também autor do blog.cancaonova.com/metanoia.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo