Aproximando-se o Natal, Papa fala do exemplo de Maria e José

Francisco destacou a coragem de Maria e a fé de José ao aceitar a vontade de Deus

Jéssica Marçal
Da Redação

angeluspapa_capa

Da janela do Palácio Apostólico, Papa fala aos fiéis antes do Angelus / Foto: Arquivo/Reprodução CTV

Neste domingo, 22, quarto do Advento, o exemplo de Maria e José foi o centro da reflexão do Papa Francisco em suas palavras antes do Angelus. Refletindo sobre a origem do nascimento de Jesus, o Santo Padre destacou a coragem de Maria e a fé de José, que renunciou à dúvida e ao orgulho humano para aceitar a vontade de Deus.

Acesse
: Íntegra do Angelus

A partir do Evangelho do dia, Francisco explicou que, ao saber da gravidez de Maria, a decisão de José de abandoná-la em segredo representou para ele um grande sacrifício. Mas diante da fé de José, houve a intervenção de Deus para dar um novo curso à história, fazendo com que o Anjo aparecesse em sonho a José e lhe dissesse: “José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo” (Mt 1,20)

“Este Evangelho nos mostra toda a grandeza da alma de São José. Ele estava seguindo um bom projeto de vida, mas Deus reservava para ele um outro projeto, uma missão maior. José era um homem que dava sempre ouvido à voz de Deus, profundamente sensível à sua secreta vontade, um homem atento às mensagens que lhe chegavam do fundo do coração e do alto”.

Francisco lembrou ainda que José não permitiu que o rancor envenenasse sua alma, mas esteve pronto para se colocar à disposição da novidade que lhe foi apresentada.

“Aceitando-se segundo o projeto de Deus, José encontra plenamente a si mesmo, além de si. Esta sua liberdade de renunciar àquilo que é seu, à posse de sua própria existência e esta sua plena disponibilidade interior à vontade de Deus nos interpelam e nos mostram o caminho”.

O Santo Padre convidou todos a celebrarem o Natal contemplando Maria e José. Antes de se despedir dos fiéis, ele deixou os seus votos de um Feliz Natal. “Desejo a todos um bom domingo e um Natal de esperança, de justiça e de fraternidade”.

Leia mais
: Que toda família possa ter uma casa, pede Papa

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo