Hoje no Equador

Coral cantará para o Papa na chegada a Quito

No aeroporto Internacional de Quito, orquestra formada por crianças, jovens e adultos vai homenagear o Papa com apresentações musicais

Jéssica Marçal
Enviada especial a Quito

maestro responsável pelos ensaios, Patrício Aizaga

maestro responsável pelos ensaios, Patrício Aizaga/ Foto: Jéssica Marsal/CN

O Papa Francisco chega a Quito, capital do Equador, neste domingo, 5. Em sua chegada ao aeroporto internacional da cidade, um coral vai homenagea-lo com uma apresentação musical.

O grupo se prepara há três semanas para cantar para o Papa. Na tarde deste sábado, 5, o coral compareceu ao aeroporto para os ajustes finais. A equipe do Jornalismo Canção Nova estava lá e conversou com o maestro responsável pelos ensaios, Patrício Aizaga.

Ele explicou que o coral vai apresentar o hino Nacional do Equador, que é um dos mais difíceis tecnicamente e musicalmente de se interpretar, o hino pontifício do Vaticano e uma musica composta pelo compositor equatoriano Geraldo Guevara.Serão 80 integrantes da orquestra infanto-juvenil de Quito, além de crianças, jovens e adultos que participam de corais.

Entre os participantes, estará o coral “Mãos blancas”, que inclui crianças surdas e cantoras, que utilizam a linguagem de sinais para cantar de maneira artística.

Para Patrício, preparar a apresentacao musical para o Papa foi uma tarefa que envolveu trabalho intenso, com ensaios todos os dias, mas a satisfação também é grande.

“Para nós, receber o Santo Padre, o Papa Francisco, é muito especial, é um momento histórico para o país e também para o sistema do Equador de ação social para a música (… ) Temos crianças desde 5, 6 anos que vão participar. Em três semanas eles aprenderam o coro Vaticano que é em latim. Então estou muito contente porque a resposta foi realmente extraordinária em nível musical, artístico”.

Francisco deve chegar à capital equatoriana por volta de 15h (horário local, 17h em Brasilia). Além do coral, aguardam o Santo Padre o presidente do país, Rafael Corrêa, e demais autoridades civis.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo