Íntegra

Discurso ao Conselho Ecumênico de Igrejas - 07/03/14

Discurso ao Conselho Ecumênico de Igrejas - 07/03/14DISCURSO
Audiência com a delegação do Conselho Ecumênico de Igrejas
Sexta-feira, 7 de março de 2014

Boletim da Santa Sé
Tradução: Jéssica Marçal

Querido irmão,
Distintos responsáveis pelo Conselho Ecumênico de Igrejas,

Desejo dar a todos as boas vindas. Agradeço ao Rev. Tveit pelas palavras que me dirigiu e por ter-se feito intérprete dos vossos sentimentos. Este encontro marca um importante capítulo das longas e proveitosas relações entre a Igreja Católica e o Conselho Ecumênico de Igrejas. O Bispo de Roma é grato pelo serviço que vocês prestam pela causa da unidade entre os que acreditam em Cristo.

Desde o início, o Conselho Ecumênico das Igrejas ofereceu uma grande contribuição em formar a sensibilidade de todos os cristãos acerca do fato de que as nossas divisões representam um obstáculo pesado ao testemunho do Evangelho no mundo. Essas não são aceitas com resignação, como se fossem simplesmente um componente inevitável da experiência histórica da Igreja. Se os cristãos ignoram o chamado à unidade dirigida a eles pelo Senhor, arriscam ignorar o próprio Senhor e a salvação por Ele oferecida através do seu Corpo, a Igreja: “Em nenhum outro há salvação, porque debaixo do céu nenhum outro nome foi dado aos homens, pelo qual devamos ser salvos” (At 4, 12).

As relações entre a Igreja Católica e o Conselho Ecumênico das Igrejas, desenvolvidas a partir do tempo do Concílio Vaticano II, fizeram com que, superando as incompreensões recíprocas, pudéssemos alcançar uma sincera colaboração ecumênica e uma crescente “troca de dons” entre as diversas comunidades. O caminho para a comunhão plena e visível é um caminho que resulta ainda hoje árduo e em crescimento. O Espírito, porém, convida-nos a não ter medo, a seguir adiante com confiança, a não nos contentarmos com progressos que pudemos experimentar nestas décadas.

Neste caminho é fundamental a oração. Somente com o espírito de oração humilde e insistente se poderá ter a necessária clarividência, o discernimento e as motivações para oferecer o nosso serviço à família humana, em todas as suas fraquezas e as suas necessidades, sejam espirituais ou materiais.

Queridos irmãos, asseguro-vos a minha oração a fim de que, durante o vosso encontro com o Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, seja possível identificar o modo mais eficaz para progredir juntos neste caminho. Possa o Espírito do Senhor apoiar cada um de vós e as vossas famílias, os vossos colegas do Conselho Ecumênico de Igrejas e todos aqueles que têm no coração a promoção da unidade. Rezem também vocês por mim, a fim de que o Senhor me conceda ser dócil instrumento de sua vontade e servo da unidade. A paz e a graça do Senhor vos acompanhe.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo