Na íntegra

Discurso do Papa Francisco à Guarda Suíça - 06/05/13

Brasão do Papa FranciscoDiscurso
Sala Clementina no Palácio Apostólico Vaticano
Segunda-feira, 6 de maio de 2013

Caros amigos da Guarda Suíça

Tenho o prazer de recebê-los e dar a minha cordial saudação a cada um de vós, às vossas famílias, aos vossos amigos, às autoridade e aqueles que quiseram participar destes dias de festa. Para todos vocês, queridos guardas renovo os meus mais sinceros agradecimentos pelo vosso valioso e generoso serviço ao Papa e à Igreja. Todos os dias eu posso experimentar pessoalmente a vossa dedicação, profissionalismo e amor com que realizam o trabalho. E disto eu vos agradeço! Em particular, agradeço as vossas famílias, que gentilmente acolheram a vossa escolha para viver este serviço no Vaticano e vos sustentam com o seu amor e suas orações.

papa_guarda1

Papa fez um discurso aos membros da Guarda Suíça agradecendo o trabalho prestado em serviço do Pontífice e da Igreja (Foto: LOsservatore Romano)

Nesta data vocês fazem  memória do sacrifício dos guardas suíços envolvidos na defesa vigorosa do Papa durante o “saque de Roma”. Hoje, vocês são chamados a este gesto heroico, mas de uma outra forma de sacrifício, que também é um desafio: colocar vossas energias a serviço da Igreja e do Papa. E para isso é preciso ser forte, motivado pelo amor e sustentado pela fé em Cristo.

Neste ano, a vossa festa se insere no contexto do Ano da Fé, que a Igreja está vivendo em todo o mundo. Estou certo de que a decisão de colocar alguns anos de vossa vida ao serviço do Papa não é alheio à vossa fé. Na verdade, as motivações mais profundas que os trouxeram aqui a Roma tem a sua origem na fé. A fé que aprenderam na família, cultivado em suas paróquias, e também manifesta a dedicação dos católicos suíços à Igreja. Lembrem-se bem: a fé que Deus vos deu no dia do Batismo é o tesouro mais precioso que vocês tem! E também a vossa  missão de serviço ao Papa e a Igreja encontra lá a sua fonte: na fé.

Durante a vossa permanência em Roma, vocês são chamados a dar testemunho de vossa fé com alegria e com a gentileza nos atos. Como isso é importante para tantas pessoas que passam pela Cidade do Vaticano! Mas também é importante para aqueles que trabalham aqui na Santa Sé e é também para mim! Vossa presença é um sinal da força e da beleza do Evangelho, que em todos os tempos chama os jovens ao seguimento. E eu também gostaria de convidar vocês a viverem  este tempo na “Cidade Eterna”, com  espírito de fraternidade autêntica, ajudando uns aos outros a viver uma boa vida cristã, que corresponda a sua fé e sua missão na Igreja. Saibam como estar atentos ao outro, para alertar-vos quando um de vocês estiver vivendo um tempo difícil. Estejam preparados para ouvir, para estar perto dele. Orai uns pelos outros, e coloquem em prática no auxílio recíproco a  comunhão que alcançam com Jesus na Santa Eucaristia.

papa_guarda2

No encontro, o Papa saudou os novos recrutas e seus familiares (Foto: LOsservatore Romano)

A específica experiência eclesial de vocês no Corpo da Guarda Suíça representa uma ocasião privilegiada para aprofundar o conhecimento de Cristo e do seu Evangelho e para caminhar em sua estrada, quase respirando, aqui em Roma, a catolicidade da Igreja. Quando alguns de vocês jurarem cumprir fielmente o serviço da Guarda e outros renovarão este juramento no próprio coração, pensem que também o serviço é um testemunho a Cristo, que os chama a serem autênticos homens e verdadeiros cristãos, protagonistas da existência de vocês. Unidos profundamente a Ele saberão enfrentar com maturidade os obstáculos e os desafios da vida, na firme convicção que, como nos recorda a Liturgia da Vigília Pascal, o Senhor Ressuscitado é “Rei eterno que venceu as trevas do mundo”. Ele só é a Verdade, o Caminho e a Vida.

Caros Guardas Suíços, não esqueça, que o Senhor caminha com vocês. Esta é uma boa lembrança que faz bem à alma: não esquecer que o Senhor sempre trabalha conosco, está sempre ao lado de vocês para sustentá-los, especialmente nos momentos de dificuldade e provação. Desejo de coração que vocês sempre sintam a alegria e a consolação da sua presença luminosa e misericordiosa.

Confio cada um de vocês e seu precioso serviço à materna intercessão da Virgem Maria e dos seus Santos Patronos; de coração concedo a vocês, seus familiares e a todos os presentes minha Benção, em sinal de grande afeto e especial gratidão.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo