Semana Santa

Domingo de Ramos: Papa fala sobre alegria, cruz e jovens

Papa Francisco presidiu a celebração na Praça São Pedro, no Vaticano

Jéssica Marçal
Da Redação

Domingo de Ramos: Papa fala sobre alegria, cruz e juventude

Papa Francisco durante a celebração neste Domingo de Ramos. Foto: Rádio Vaticano

Reunido com os fiéis na Praça São Pedro, Papa Francisco celebrou, na manhã deste domingo, 24, a Missa do Domingo de Ramos. Em sua homilia, o Santo Padre desenvolveu uma reflexão em torno de três palavras em especial: alegria, cruz e jovens. Antes da Missa, houve o rito da Procissão de Ramos, a qual faz memória à entrada triunfante de Jesus em Jerusalém.

Acesse
: Na íntegra – homilia do Papa

Logo no início da homilia, Francisco descreveu a multidão, o clima de alegria que esteve presente na entrada de Jesus em Jerusalém, cenário que se repete neste dia. Ele recordou que a alegria do cristão vem, justamente, desse encontro com Jesus, que está em meio ao ser humano.

“Nunca sejam homens e mulheres tristes; um cristão não pode nunca sê-lo! Não vos deixeis invadir pelo desânimo! A nossa [alegria] não é nasce do fato de possuirmos muitas coisas, mas de termos encontrado uma Pessoa: Jesus, que está em meio a nós; nasce do saber que com Ele nunca estamos sozinhos, mesmo nos momentos difíceis, mesmo quando o caminho da vida é confrontado com problemas e obstáculos que parecem insuperáveis. E há tantos!”.

O Santo Padre destacou também a cruz de Cristo. Ele explicou que Jesus não entrou em Jerusalém para ser exaltado como os reis terrenos, mas para ser flagelado. “Jesus entra em Jerusalém para morrer na cruz (…) Por que a cruz? Porque Jesus toma sobre si o mal, a sujeira, o pecado do mundo, também o nosso pecado, de todos nós, e o lava com o Seu Sangue, com Sua misericórdia e com o amor de Deus”.

Por fim, Papa Francisco mencionou os jovens. O Pontífice disse que estes têm uma parte muito importante na festa da fé, pois trazem alegria. ele também lhes diz para viver a fé com um coração jovem. “Com Cristo o coração não envelhece nunca!”, disse.

Ele recordou a cruz peregrina que está circulando em todo o mundo, o que, segundo ele, é uma resposta ao convite de Jesus: “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (cf. Mt 28, 19), tema da Jornada Mundial da Juventude deste ano. Ele lembrou ainda que a Jornada está próxima e pediu que todos se preparem bem para que este encontro seja um sinal de fé para o mundo inteiro.

Mais detalhes na reportagem de nossa correspondente em Roma, Danusa Rego

Leia mais
:Papa confia a Maria jovens e o itinerário deles rumo ao RJ para a JMJ

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo