Falando a luteranos, Papa pede avanço no diálogo ecumênico

Papa reconheceu os passos já dados por católicos e luteranos rumo à unidade e destacou que é preciso seguir nesse caminho

Jéssica Marçal
Da Redação

Avançar no caminho do diálogo ecumênico. Esse foi o tom do discurso do Papa Francisco na audiência com uma delegação da Igreja Evangélica Luterana da Alemanha nesta quinta-feira, 18.  O Santo Padre lembrou os passos já dados por católicos e luteranos rumo à unidade, mas reiterou a necessidade de seguir adiante.

Já são quase 50 anos de diálogo oficial entre luteranos e católicos. Ao longo desse período, foram construídas “pedras milenares” que permitem seguir com confiança no caminho de unidade, como a Declaração Comum sobre doutrina da justificação. Francisco destacou que a responsabilidade ecumênica da Igreja católica de fato é uma tarefa essencial da própria Igreja.

Leia também
.: Unidade dos cristãos é uma prioridade para a Igreja, diz Papa
.: Bispo destaca contribuição do Papa para o ecumenismo 

Embora o objetivo comum da plena unidade às vezes possa parecer se distanciar, o Santo Padre disse que as partes não podem se conformar, mas sim se concentrar no próximo passo possível. “Não esqueçamos que estamos fazendo juntos um caminho de amizade, de estima recíproca e de pesquisa teológica, um caminho que nos faz olhar esperançosos para o futuro”, disse.

O Papa manifestou sua alegria pela proximidade do término do trabalho sobre o tema “Deus e a dignidade do homem”, realizado pela Comissão de Diálogo Bilateral, entre a conferência episcopal alemã e a Igreja evangélica luterana da Alemanha.

Em 2017, cristãos luteranos e católicos vão comemorar o quinto centenário da Reforma, ocasião que também foi mencionada pelo Papa em seu discurso. “Possa esta comemoração da Reforma encorajar todos a cumprir, com a ajuda de Deus e o apoio do seu Espírito, mais passos rumo à unidade e a não nos limitarmos simplesmente àquilo que já alcançamos”.

Acesse
.: Catequese com o Papa sobre unidade entre os cristãos

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo