Encontro no Vaticano

Francisco abre reunião sobre crise no Oriente Médio

Francisco falou aos Núncios Apostólicos reunidos no Vaticano para discutir a crise na região do Oriente Médio, em especial a situação dos cristãos

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

O Papa Francisco abriu nesta quinta-feira, 2, no Vaticano, a reunião dos Núncios Apostólicos no Oriente Médio que, até sábado, 4, irão discutir a crise na região.

Papa e os núncios no Oriente Médio, juntos no Vaticano / Foto: L'Osservatore Romano

Papa e os Núncios no Oriente Médio, juntos na Biblioteca da Secretaria de Estado no Vaticano / Foto: L’Osservatore Romano

O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi, emitiu uma declaração sobre o encontro, que tem como tema principal “A presença dos cristãos no Oriente Médio”. Ele informou que a reunião é uma expressão da proximidade e solicitude do Papa em relação à temática, tanto que o próprio Francisco quis introduzir os trabalhos da reunião.

“O Santo Padre manifestou a sua preocupação pelas situações de guerra que se vivem em tantos lugares e pelo fenômeno do terrorismo, para o qual a vida das pessoas não tem valor algum”, informou padre Lombardi.

O porta-voz do Vaticano disse ainda que Francisco mencionou o problema do tráfico de armas, que está na base de tantos problemas, e o drama humanitário das muitas pessoas que foram obrigadas a abandonar seu país.

O Pontífice destacou a importância da oração, desejando que possam ser realizadas “iniciativas e ações a outros níveis, com o fim de expressar a solidariedade de toda a Igreja para com os cristãos do Oriente Médio e envolver também a comunidade internacional e todos os homens de boa vontade, para assim responder às necessidades das numerosíssimas pessoas que sofrem na região”.

O Secretário de Estado, Pietro Parolin, também presente na reunião, destacou o “significado e objetivo” desse encontro. Por sua vez, o Prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais, Cardeal Leonardo Sandri, fez um relatório sobre a situação geral dos cristãos no Oriente Médio, tratando dos diversos aspectos da questão e “abrindo um interessante momento de diálogo com os participantes”.

Em seguida, os Representantes Pontifícios da Síria e do Iraque informaram sobre a situação dos cristãos nos respectivos países, enquanto o Presidente do Pontifício Conselho “Cor Unum”, Cardeal Roberto Sarah, discorreu sobre o papel da Igreja diante da crise humanitária no Oriente Médio. Por fim, outro momento de diálogo concluiu os trabalhos da manhã.

No período da tarde, está prevista uma exposição do Presidente do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso, Cardeal Jean-Louis Tauran, sobre as perspectivas do Diálogo Inter-religioso com o Islã e os desafios que se apresentam aos cristãos no Oriente Médio. Em seguida, o Cardeal Fernando Filoni apresentará sobre sua recente visita no Iraque como Enviado pessoal do Santo Padre.

Os trabalhos da tarde serão concluídos com a oração das Vésperas.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo