Íntegra

Homilia do Papa na Missa na Diocese de Cassano

Brasão do Papa
HOMILIA
Santa Missa na Planície de Sibari
Cassano, sul da Itália
Domingo, 21 de junho de 2014

Na festa de Corpus Christi celebramos Jesus “pão vivo que desceu do céu” (Jo 6:51), alimento para a nossa fome de vida eterna, a força para a nossa jornada. Agradeço ao Senhor que me dá hoje para celebrar Corpus Christi com você, irmãos e irmãs desta Igreja em Cassano para o Mar Jónico.

Hoje é a festa em que a Igreja louva o Senhor pelo dom da Eucaristia. Enquanto que na Quinta-Feira Santa fazemos memória de sua instituição, na Última Ceia, hoje predomina a ação de graças e a adoração. E, de fato, é tradicional neste dia a procissão com o Santíssimo Sacramento. Adorar Jesus na Eucaristia e caminhar com Ele. Estes são os dois aspectos inseparáveis ​​da festa de hoje, dois aspectos que dão a impressão de toda a vida do povo cristão, um povo que adora a Deus e caminha com Ele.

Primeiro de tudo, somos uma nação que ama a Deus. Nós adoramos a Deus, que é amor, que Jesus Cristo se entregou por nós, ofereceu a si mesmo na cruz para expiar nossos pecados e no poder deste amor é ressuscitado dentre os mortos e vive na sua Igreja. Nós não temos nenhum outro Deus além deste! Hoje, nós confessamos com o olhar para Corpus Christi, no Sacramento do altar. E por esta fé, renunciamos a Satanás e todas as suas promessas vazias; renunciamos aos ídolos do dinheiro, vaidade, orgulho e poder. Nós, cristãos, não queremos adorar alguém ou alguma coisa neste mundo, senão a Jesus Cristo, que está presente na Santa Eucaristia. Talvez, a gente nem sempre perceba ao fundo do que isso significa, as consequências que tem, ou deveria ter esta nossa profissão de fé. Hoje, pedimos ao Senhor para nos iluminar e converter-nos, porque  verdadeiramente adoramos somente a Ele, e renunciamos ao mal em todas as suas formas.

Mas a nossa fé na presença real de Jesus Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro homem, no pão e no vinho consagrados, é autêntica, se nós nos comprometermos a andar atrás Dele e com Ele, buscando colocar em prática o seu mandamento, dado aos discípulos na Última Ceia: “Como eu vos amei, assim também vós deveis amar uns aos outros” (Jo 13:34). O povo que adora a Deus na Eucaristia é o povo que caminha no amor.

Hoje, como Bispo de Roma, estou aqui para confirmar, não só na fé, mas no amor, para acompanhá-los e incentivá-los em sua caminhada com Jesus Amor. Quero expressar o meu apoio ao bispo, aos presbíteros e diáconos desta Igreja, e também da Eparquia de Lungro, rica em sua tradição greco-bizantino. Mas estendo a todos os pastores e fiéis da Igreja na Calábria, corajosamente empenhados na evangelização e na promoção de estilos de vida e iniciativas que colocam no centro as necessidades dos pobres e dos últimos. Estendo esse apoio também às autoridades civis que estão tentando viver o esforço político e administrativo que é um serviço para o bem comum.

Encorajo todos a testemunhar a solidariedade concreta com os irmãos e irmãs, especialmente aqueles que são mais necessitados de justiça, esperança e de ternura. Graças a Deus, há tantos sinais de esperança nas vossas famílias, paróquias, associações, movimentos eclesiais. O Senhor Jesus nunca deixa de inspirar atos de caridade em seu povo a caminho! Um sinal concreto de esperança é o Projeto Policoro para os jovens que querem se envolver e criar oportunidades de emprego para si e para os outros. Vós, queridos jovens, não deixem que vos roubem a esperança! Adorando a Jesus em vossos corações e permanecendo unidos a Ele, vocês saberão opor-se o mal, à injustiça, à violência, com a força do bem, do verdadeiro e do belo.

Queridos irmãos e irmãs, a Eucaristia nos reuniu. O Corpo do Senhor, faça-nos um, uma só família, o povo de Deus reunido em torno de Jesus, o Pão da Vida. O que eu disse aos jovens, digo também a todos: se adorarem a Cristo e andarem atrás Dele e com Ele, a vossa Igreja diocesana e suas paróquias crescerão na fé e no amor, na alegria de evangelizar. Vocês serão uma Igreja em que pais, mães, sacerdotes, religiosos, catequistas, crianças, os idosos e os jovens caminham um ao lado do outro, apoiando, ajudando, se amando como irmãos, especialmente em tempos de dificuldade.

Maria, Mulher eucarística, que vós venerais em tantos santuários, especialmente no de Castrovillari, vai adiante de vós nesta peregrinação de fé. Que ela vos ajude a permanecer unidos, a fim de que, também por vosso testemunho, o Senhor continue a dar vida ao mundo.


adailton

Adailton Batista é missionário da Comunidade Canção Nova desde 2009. Nasceu na cidade de Janaúba, MG. Atua como Gerente de mídias sociais e produtor de conteúdo do portal cancaonova.com. Estudante de jornalismo na Faculdade Canção Nova, é também autor do blog.cancaonova.com/metanoia.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo