No Angelus, Papa reflete sobre a Santíssima Trindade

Francisco disse que a festa da Santíssima Trindade é um convite para sermos fermento de comunhão, de consolação e de misericórdia

papa angelus

Foto: L’Osservatore Romano

Da Redação, com Rádio Vaticano

Na oração do Angelus deste domingo, 22, Solenidade da Santíssima Trindade, o Papa Francisco refletiu sobre o mistério trinitário, mistério da fé cristã.

O Pontífice disse que a dimensão trinitária nos ensina que Deus é uma “família” de três pessoas que se amam tanto de modo a formar uma só coisa e que esta “família divina” não é fechada em si mesma, mas é aberta, comunica-se na criação e na história e entrou no mundo dos homens para chamar todos a fazerem parte.

Imagem e semelhança de Deus

O nosso ser, criados à imagem e semelhança de Deus-comunhão nos chama a compreender nós mesmos como seres-em-relação e a viver as relações interpessoais na solidariedade e no amor recíproco, explicou o Papa.

“Tais relações são reproduzidas, em primeiro lugar, no âmbito de nossas comunidades eclesiais, para que seja sempre mais clara a imagem da Igreja ícone da Trindade”.

Francisco continuou dizendo que essas relações se reproduzem também em todas as relações sociais, da família até as amizades no ambiente de trabalho. “São oportunidades concretas que são oferecidas para construir relações sempre mais humanamente ricas, capazes de respeito mútuo e amor altruísta”.

Solenidade da Santíssima Trindade

“A festa da Santíssima Trindade nos convida a nos comprometermos nos eventos diários para sermos fermento de comunhão, de consolação e de misericórdia. Nesta missão, somos sustentados pelo poder que o Espírito Santo nos dá: ele cuida da carne da humanidade ferida pela injustiça, pela opressão, pelo ódio e pela ganância”.

O Papa Francisco concluiu recordando a Virgem Maria, que na sua humildade, aceitou a vontade do Pai e concebeu o Filho por obra do Espírito Santo.

“Que ela nos ajude, espelho da Trindade, a fortalecer a nossa fé no Mistério trinitário e encarná-la com escolhas e atitudes de amor e unidade”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo