Íntegra

Palavras do Papa no início do Consistório - 20/02/14

Palavras do Papa no início do Consistório - 20/02/14
PALAVRAS DO PAPA

Consistório Extraordinário do Colégio Cardinalício (20 a 21 de fevereiro de 2014)
Sala do Sínodo – Vaticano
Quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Boletim da Santa Sé
Tradução: Jéssica Marçal

Caríssimos irmãos,

Saúdo-vos cordialmente e agradeço convosco ao Senhor que nos doa estes dias de encontro e de trabalho comum. Damos as boas vindas em particular aos irmãos que sábado serão criados cardeais e os acompanhamos com a oração e o afeto fraterno. Agradeço ao cardeal Sodano pelas suas palavras.

Nestes dias, refletiremos em particular sobre a família, que é a célula fundamental da sociedade humana. Desde o início, o Criador colocou Sua bênção sobre o homem e sobre a mulher a fim de que fossem fecundos e se multiplicassem sobre a terra, e assim a família representa no mundo como o reflexo de Deus, Uno e Trino.

A nossa reflexão terá sempre presente a beleza da família e do matrimônio, a grandeza desta realidade humana tão simples e, ao mesmo tempo, rica, feita de alegrias e esperanças, de cansaços e sofrimentos, como toda a vida. Procuraremos aprofundar a teologia da família e a pastoral que devemos atuar nas condições atuais. Façamo-lo com profundidade e sem cair na “casuística”, porque faria, inevitavelmente, baixar o nível do nosso trabalho. A família hoje é desprezada, é maltratada, e o que nos é pedido é reconhecer como é belo, verdadeiro e bom formar uma família, ser família hoje; quanto é indispensável para a vida do mundo, para o futuro da humanidade. É pedido a nós colocar em evidência o luminoso plano de Deus sobre família e ajudar os esposos a vivê-lo com alegria em sua existência, acompanhando-os em tantas dificuldades, com uma pastoral inteligente, corajosa e cheia de amor.

Agradeço em nome de todos ao Cardeal Walter Kasper pela preciosa contribuição que nos oferece com a sua introdução.

Agradeço a todos e bom dia de trabalho.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo