Papa começa reunião com cardeais conselheiros no Vaticano

Até sexta-feira, 4, o grupo dos cardeais pretende avançar em propostas concretas para reforma do governo central da Igreja

Da redação, com Rádio Vaticano

Começa, nesta terça-feira, 1º, a reunião do Conselho dos Cardeais que deve propor novas fusões e competências na Cúria Romana.

Os trabalhos, que prosseguem até sexta-feira, 4, serão decisivos para a reforma do governo central da Igreja. Os oito cardeais conselheiros – mais o nono membro, o Cardeal Pietro Parolin, Secretário de Estado – devem rever o debate dos últimos encontros e preparar uma síntese. Com a coordenação do cardeal hondurenho Oscar Andrés Rodriguez Maradiaga, o grupo avançará propostas concretas sobre as quais o Papa Francisco, sempre presente no debate, tomará suas decisões.

Várias questões serão analisadas: a figura do hipotético moderator curiae, o destino de alguns Pontifícios Conselhos e a agregação de outros, sempre com a finalidade de modernizar, simplificar e, principalmente, economizar. Com esse objetivo, foi criada, recentemente, a Secretaria para a Economia, confiada ao Cardeal George Pell, arcebispo emérito de Sydney, Austrália, que está estudando também como reduzir os custos das realidades vaticanas envolvidas com a comunicação e a informação.

Outro tema na mesa é o futuro do Instituto para Obras de Religião (IOR), conhecido como Banco do Vaticano, cuja comissão de controle, presidida pelo cardeal espanhol Santos Abril y Castello, se reúne também esta semana.

Os oito cardeais conselheiros do Papa são: Giuseppe Bertello, Presidente do Governatorato da Cidade do Vaticano; Francisco Javier Errázuriz Ossa, único emérito do grupo; Oswald Gracias, arcebispo de Mumbai; Reinhard Marx, arcebispo de Munique; Laurent Monsengwo Pasinya, arcebispo de Kinshasa; Sean Patrick O’Malley, de Boston; George Pell, Prefeito da Secretaria para a Economia; Andrés Rodríguez Maradiaga, arcebispo de Tegucigalpa; secretário e bispo de Albano, Dom Marcello Semeraro.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo