Cumprimentos

Papa envia felicitações a rabino pelo Ano Novo judaico

Em mensagem, Francisco deseja seus bons votos à Comunidade judaica por ocasião do Ano Novo

Da Redação, com Rádio Vaticano

“Que Deus nos ajude a contribuir juntos na promoção da justiça e da paz em um mundo que tem tanta necessidade disto”. Foi o desejo expresso pelo Papa Francisco em uma mensagem enviada nesta segunda-feira, 22, ao Rabino Chefe de Roma, Riccardo di Segni, por ocasião das Festas do Rosh Hashaná, o Ano Novo judaico de 5775.

Estendendo os seus mais cordiais augúrios à comunidade judaica de Roma, o Pontífice´, segundo informa o jornal vaticano L’Osservatore Romano – invoca “a bênção do Altíssimo para que estes dias de festa possam ser fonte de felicidade e motivo de consolidação das ligações familiares e comunitárias”.

Neste ano de 2014, quando a primeira estrela aparecer no dia 24 de setembro – e durante os dias 25 e 26 de setembro – inicia-se para os judeus o novo ano de 5775.

O ano novo judaico é denominado de Rosh Hashaná (Cabeça do Ano), dia em que Deus criou o mundo. Desde a chegada do novo ano até o Dia do Perdão, que neste ano de 2014, se inicia no entardecer de 3 de outubro com a reza intitulada “Kol Nodrei” e durante todo o dia 4 de outubro, são denominados de dias temíveis – Iamim Noraim.

Estes dias são considerados de ampla penitência e de grandes orações, quando a paz universal (Shalom) faz parte integrante do ritual litúrgico. É um tempo de grandes reflexões a respeito dos erros cometidos e de decidir perante Deus não repeti-los no próximo ano.

O cumprimento mais tradicional entre as pessoas – no transcurso do Ano Novo judaico – é Shaná Tová (Bom ano!).

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo