Papa exorta cristãos a perseverar diante das adversidades

Segundo Francisco, entregar-se a Deus nos momentos difíceis é um caminho para a esperança e a paz

Da Redação, com Rádio Vaticano

Francisco diz que entregar-se a Deus é um caminho para a esperança e a paz / Foto: L'Osservatore Romano

Francisco diz que entregar-se a Deus é um caminho para a esperança e a paz / Foto: L’Osservatore Romano

Tribulações, entrega e paz. Estas três palavras estiveram no centro da homilia do Papa Francisco na Missa celebrada nesta terça-feira, 5, na Casa Santa Marta. O Pontífice ressaltou que os cristãos não têm “comportamento masoquista” diante das dificuldades, mas se entregam ao Senhor com confiança e esperança.

A homilia foi inspirada no trecho dos Atos dos Apóstolos, que mostra que São Paulo foi perseguido, mas apesar de mil adversidades, permaneceu sólido na fé, encorajando os irmãos a esperar no Senhor. Francisco destacou que, para entrar no Reino de Deus, é preciso passar por momentos sombrios, difíceis. “Todavia – advertiu – este não é um comportamento masoquista, mas é a ‘luta cristã’ contra o príncipe deste mundo, que tenta nos afastar da Palavra de Jesus, da fé e da esperança”.

Suportar as tribulações, recordou o Santo Padre, é uma frase que o Apóstolo Paulo usa muito. Ele explicou que suportar é ter paciência, carregar o peso das adversidades. “A vida dos cristãos também tem momentos assim, mas Jesus nos diz: ‘Tenham coragem nestes momentos. Eu venci, vocês também serão vencedores’. Esta primeira palavra nos ilumina para superarmos os momentos mais difíceis da vida, aqueles momentos que nos fazem sofrer’”.

Entregar-se a Deus nos momentos mais difíceis

A segunda palavra enfatizada pelo Papa hoje foi “entrega”. Ele destacou que um cristão pode levar adiante as tribulações e também as perseguições entregando-se ao Senhor, pois somente Ele é capaz de dar a força, perseverança na fé e esperança.

“Confiar algo ao Senhor, confiar este momento difícil ao Senhor, confiar eu mesmo ao Senhor, confiar ao Senhor os nossos fiéis, nós sacerdotes, bispos, confiar ao Senhor as nossas famílias, os nossos amigos e dizer ao Senhor: ‘Cuida deles, eles são teus”. É uma oração que nem sempre fazemos, a oração de entrega: ‘Senhor, te entrego isto, leva adiante Tu, é uma bela oração cristã. É a atitude de confiança no poder do Senhor, assim como na ternura do Senhor que é Pai”.

A Paz de Deus reforça a fé

As tribulações, refletiu o Papa, fazem o povo sofrer, mas a entrega ao Senhor dá esperança e daqui vem a terceira palavra: a paz. Francisco recordou aquilo que Jesus diz como “despedida” aos seus discípulos: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou”. Porém, o Pontífice ressaltou que não se trata de uma simples tranquilidade, mas de uma paz que fortalece a fé e a esperança.

“Três palavras: tribulações, entrega e paz. Na vida, temos que percorrer caminhos tortuosos, é a lei da vida. Mas nestes momentos, ao entregar-se ao Senhor, Ele nos responde com a paz. Este Senhor que é Pai e nos ama tanto e não desaponta jamais. Continuemos hoje a celebração eucarística com o Senhor, pedindo que reforce a nossa fé e a nossa esperança, pedindo que nos doe a confiança para vencer as tribulações porque Ele venceu o mundo, e nos doe, a todos, a sua paz”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo