Sofrimento

Papa expressa pesar por tragédias na Turquia e na Sicília

Santo Padre pede orações pelas vítimas dos acidentes e amparo para os familiares

Da Redação, com Rádio Vaticano

No fim da catequese, desta quarta-feira, 14, o Papa Francisco manifestou seu pesar por duas tragédias recentes: uma explosão em uma mina de carvão, na Turquia, que causou a morte de trabalhadores, e pela morte de migrantes ao tentarem fazer uma travessia, no mar Mediterrâneo, no canal da Sicília.

“Queridos irmãos, eu os convido a rezar pelos mineradores que, ontem, morreram na mina de Soma, na Turquia, e por aqueles que se encontram presos nas galerias. O Senhor acolha os mortos em sua casa e dê conforto aos familiares”.

Cerca de 200 trabalhadores morreram nessa explosão, que aconteceu nesta terça-feira, 13, na cidade de Soma, província de Manisa. No momento do acidente, 787 pessoas estavam no local. Na maior parte dos casos, a causa de morte foi a inalação de monóxido de carbono. Ainda não se sabe quantos mineradores ainda estão presos nas galerias subterrâneas. O governo de Recep Tayyip Erdogan proclamou três dias de luto nacional.

Francisco também pediu orações pelos migrantes que perderam a vida no Mar Mediterrâneo, numa tentativa de travessia. No canal da Sicília, morreram 17 pessoas, sendo 12 mulheres e duas crianças.

“Coloquem-se, em primeiro lugar, os direitos humanos; rezemos para isso. E se unam as forças para prevenir essas tragédias vergonhosas”, afirmou o Papa.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo