Papa fala da comunicação como auxílio à cultura do encontro

Santo Padre adotou a parábola do Bom Samaritano para explicar como a comunicação pode estar a serviço da cultura do encontro

Jéssica Marçal
Da Redação

Papa fala da comunicação como auxílio à cultura do encontroO Vaticano divulgou, nesta quinta-feira, 23, em coletiva de imprensa, a mensagem do Papa Francisco para o 48º Dia Mundial das Comunicações Sociais. O tema da mensagem, conforme já havia sido anunciado, é “Comunicação ao serviço de uma autêntica cultura do encontro”.

Acesse
: Texto completo da mensagem

No texto, o Santo Padre faz referência ao contexto paradoxal da globalização e dos progressos tecnológicos. Ao mesmo tempo em que há uma interligação sempre maior entre os homens, permanecem divisões, como a distância “escandalosa” entre o luxo dos mais ricos e a miséria dos mais pobres.

Francisco adotou a parábola do Bom Samaritano para explicar como a comunicação pode estar a serviço da cultura do encontro. “Na realidade, quem comunica se faz próximo. E o bom samaritano não só se faz próximo, mas cuida do homem que encontra quase morto ao lado da estrada (…) Comunicar significa tomar consciência de que somos humanos, filhos de Deus”.

Para promover a proximidade humana, o Papa fala do auxílio dos mass media (meios de comunicação de massa). “A cultura do encontro requer que estejamos dispostos não só a dar, mas também a receber de outros. Os mass media podem ajudar-nos nisso, especialmente nos nossos dias, em que as redes da comunicação humana atingiram progressos sem precedentes”.

Embora existam limitações, o Papa diz que estas não justificam uma rejeição aos mass media, mas recordam que a comunicação é uma conquista mais humana que tecnológica. Ele lembra ainda que não basta estar conectado ao ambiente digital, mas a conexão precisa ser acompanhada pelo encontro verdadeiro.

O Santo Padre não deixou de falar da relação da Igreja com o ambiente digital. Segundo ele, abrir as portas da Igreja significa abri-las também ao ambiente digital, para que o Evangelho possa ir ao encontro de todos.

“É importante a atenção e a presença da Igreja no mundo da comunicação, para dialogar com o homem de hoje e levá-lo ao encontro com Cristo. Uma Igreja companheira de estrada sabe pôr-se a caminho com todos”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo