Neste domingo

Papa Francisco canoniza três novos santos

Dos três santos canonizados neste primeiro rito presidido pelo Papa Francisco, duas são latino-americanas

Da Redação, com Rádio Vaticano

As religiosas latino-americanas Laura Montoya e María Guadalupe García Zavala, e os mártires de Otranto – sul da Itália – foram proclamados Santos neste domingo, 12, em uma Missa presidida pelo Papa Francisco, na Praça de São Pedro, no Vaticano.

santos

Papa Francisco preside primeiro rito de canonização de seu Pontificado (Foto: L’Osservatore Romano)

“São exemplos luminosos de fidelidade a Cristo e exortam-nos a anunciá-lo com a palavra e com a vida, testemunhando o amor de Deus com o nosso amor, com a nossa caridade para com todos”,  disse o Papa.

Acesse
:: Homilia na íntegra

A Palavra convida à fidelidade a Cristo, inclusive até o martírio. Uma página de “supremo testemunho do Evangelho” foi vivida em 1480 por 813 pessoas, que sobreviveram ao assédio e à invasão de Otranto por parte dos Otomanos e depois foram “decapitadas porque rejeitaram renegar à própria fé”, frisou o Pontífice. Mas onde os mártires de Otranto encontraram a força para permanecer fiéis?

“Justamente na fé, que faz enxergar para além dos limites do nosso olhar humano, para além do confim da vida terrena, que faz contemplar – como diz Santo Estevão – e o Cristo vivo à direita do Pai. Caros amigo, conservemos a fé que recebemos, renovemos a nossa fidelidade ao Senhor, mesmo em meio aos obstáculos e às incompreensões; Deus jamais nos deixará faltar força e serenidade.”

Laura Montoya

Destacando “a beleza de anunciar Cristo e o seu Evangelho a todos”, o Pontífice recordou em seguida a obra de evangelização na Colômbia – na primeira metade do Séc. XX – de Santa Laura Montoya, “primeiro como professora e depois como mãe espiritual dos indígenas”. Suas filhas espirituais hoje levam o Evangelho aos lugares mais recônditos e são “uma espécie de vanguarda da Igreja”.

“Esta primeira Santa nascida na bonita terra colombiana ensina-nos a ser generosos com Deus, a não viver a fé sozinhos – como se fosse possível viver a fé de modo isolado –, mas comunicá-la, a portar a alegria do Evangelho com a palavra e o testemunho de vida em todos os ambientes em que nos encontramos”, disse o Papa.

E complementou, explicando que Laura Montoya nos ensina “a ver o rosto de Jesus refletido no outro, a vencer indiferença e individualismo, que corroem as comunidades cristãs e corroem o nosso coração, e nos ensina a acolher todos sem preconceitos, sem discriminações, sem restrições, com amor autêntico, dando-lhes o melhor de nós mesmos e, sobretudo, partilhando com eles aquilo que temos de mais precioso, que não são as nossas obras ou as nossas organizações, não, o que temos de mais precioso é Cristo e o seu Evangelho”.

 María Guadalupe García Zavala

O Papa exortou a sermos testemunhas da caridade, virtude sem a qual também “o martírio e a missão perdem o seu sabor cristão”. Santa María Guadalupe García Zavala, nascida no México em 1878, foi testemunha dessa sublime forma de amor – disse o Papa –, renunciando a uma vida cômoda “para servir ao chamado de Jesus” e servir aos doentes e aos abandonados:

“Esta nova Santa mexicana convida-nos a amar como Jesus nos amou, e isso comporta não fechar-se em si mesmos, nos próprios problemas, nas próprias ideias, nos próprios interesses, neste pequeno mundo que nos faz tão mal, mas a sair e a ir ao encontro de quem necessita de atenção, de compreensão, de ajuda, para levar-lhe a calorosa proximidade do amor de Deus, através de gestos de delicadeza e de afeto sincero e de amor.”

Fidelidade a Cristo

Os Santos proclamados neste domingo – acrescentou o Papa – suscitam também questionamentos para a nossa vida cristã:

“Como sou fiel a Cristo? Conservemos conosco essa pergunta, para respondê-la ao longo do dia: como sou fiel a Cristo? Sou capaz de ‘mostrar’ a minha fé com respeito, mas também com coragem? Estou atento aos outros, percebo quem está necessitado, vejo, em todos, irmãos e irmãs a serem amados?”

“Peçamos por intercessão da Bem-aventurada Virgem Maria e dos três novos Santos que o Senhor preencha a nossa vida com a alegria de seu amor”, concluiu o Papa Francisco.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo