Maria é Mãe, que esteve e está ao lado dos seus filhos

Papa Francisco exalta mulher paraguaia em homilia

Papa Francisco afirmou que Maria é mulher de fé e sua vida dá testemunho de que Deus não abandona seu povo

Míriam Bernardes
Da Redação

Na manhã deste sábado, 11, o Papa Francisco presidiu a Santa Missa na praça do Santuário Mariano de Caacupé, a primeira celebrada pelo Sucessor de Pedro em sua visita ao Paraguai.

Entre os fiéis estavam brasileiros, argentinos e de várias regiões da América Latina para acompanharem esse momento único com o Santo Padre.

Caacupé é considerada a capital espiritual do Paraguai e o título da Virgem dos Milagres equipara-se à devoção à Nossa Senhora Aparecida, aqui no Brasil. O culto teve início com um índio que prometeu à Nossa Senhora que talharia sua imagem se ela o livrasse da morte. A festa da Virgem dos Milagres de Caacupé é realiza no dia 08 de dezembro.

Santuário Mariano de Caacupé no Paraguai. Foto: Reprodução CTV

Santuário Mariano de Caacupé no Paraguai / Foto: Reprodução CTV

Acesse
.: Íntegra da homilia
.: Papa Francisco chega ao Paraguai
.: Em discurso Papa pede: “Nunca mais guerras entre irmãos! 

O Pontífice iniciou a homilia dizendo que sente-se em casa aos pés da Virgem dos Milagres e que este Santuário é um lugar de festa, de encontro da família:

“Vimos apresentar as nossas necessidades, vimos agradecer, pedir perdão e recomeçar. Muitos batismos, muitas vocações sacerdotais e religiosas, muitos namoros e matrimônios nasceram aos pés da nossa Mãe. Muitas lágrimas e despedidas. Vimos sempre com a nossa vida, porque aqui estamos em casa e o melhor de tudo é saber que há alguém que nos espera.”

Ao refletir sobre o Evangelho de Lucas, Francisco disse que o ‘sim’ da Virgem a Deus não foi fácil de ser vivido, não a cumulou de privilégios, e destacou os três momentos mais difíceis da sua vida: o nascimento de Jesus, a fuga para o Egito e a morte de seu filho na cruz.

“Vemos a sua vida e nos sentimos compreendidos, entendidos. Podemos nos sentar, rezar e usar uma linguagem comum a tantas situações que vivemos diariamente. Podemos nos identificar com muitas situações da sua vida. Contar-Lhe as nossas coisas, porque Ela as entende.”

O Santo Padre encerrou a homilia voltando-se para a imagem de Maria e convidando os fiéis a rezarem juntos: “No teu Éden de Caacupé, é o teu povo, Virgem pura, que Te dá o seu amor e fé’. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos de alcançar as promessas e graças de nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.”

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo