Quinta-Feira Santa

Papa quer que Missa da Ceia do Senhor seja simples e íntima

Após celebração em instituto penal para menores, Papa se encontrará com jovens do local

Da Redação, com Serviço de Informação do Vaticano

A Santa Missa da Ceia do Senhor, que o Papa Francisco vai celebrar, nesta Quinta-Feira Santa, 28, na capela do Instituto Penitenciário para Menores de Casal del Marmo, em Roma, será “muito simples”, segundo vontade do próprio Papa. Essa foi a informação dada pelo diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi nesta terça-feira, 26.

Concelebrarão com o Santo Padre o Cardeal Agostino Vallini e o padre Gaetano Greco, capelão do Instituto. Participarão da celebração cerca de 50 jovens, entre os quais 11 meninas; todos hóspedes do local. O Papa lavará os pés de 12 deles, escolhidos por nacionalidade e confissão religiosa diversa. As leituras e a oração dos fiéis serão feitas também pelos meninos e meninas do Instituto.

Após a Missa, o Papa encontrará os jovens e o pessoal do Instituto, cerca de 150 pessoas, no ginásio do local. Está prevista a presença da ministra da justiça, Paola Severino, acompanhada pela chefe do Departamento de Justiça de Menores, Caterina Chinnici, pelo comandante da Polícia Penitenciária do Instituto, Saulo Patrizi e pela diretora do local, Liana Giambartolomei.

Os jovens vão presentear Francisco com um crucifixo e um faldistório (pequeno banco)  de madeira, fabricados por eles na oficina de artesanato da Casal del Marmo, enquanto o Santo Padre lhes levará ovos de Páscoa e “colombas”, que são doces italianos tradicionais de Páscoa.

Dado o caráter íntimo da visita pastoral, a presença dos jornalistas estará limitada ao lado externo do edifício e não haverá transmissão televisiva ao vivo.

Leia mais
:Celebrações com o Papa: veja programação da Semana Santa no Vaticano

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo