Papa recebe dirigentes e atletas do Comitê Olímpico Italiano

Em audiência com Comitê Olímpico da Itália, Papa enfatizou os valores do esporte, como o favorecimento da paz entre os povos

Jéssica Marçal
Da Redação

Papa Francisco fala a dirigentes e atletas do Comitê Olímpico da Itália / Foto: Reprodução CTV

Papa Francisco fala a dirigentes e atletas do Comitê Olímpico da Itália / Foto: Reprodução CTV

O Papa Francisco recebeu em audiência nesta sexta-feira, 19, dirigentes e atletas do Comitê Olímpico Nacional Italiano, em ocasião do centenário de sua fundação. O Santo Padre falou dos valores do esporte, em especial sua contribuição para a fraternidade entre os povos.

Francisco destacou que o esporte sempre favoreceu um universalismo caracterizado por uma fraternidade e amizade entre os povos, concórdia e paz entre as nações. “Cada evento esportivo, sobretudo aquele olímpico, onde se confrontam representantes de nações com histórias, culturas, tradições, fés e valores diversos, pode se tornar meio de uma força ideal capaz de abrir novos caminhos, às vezes inesperados, em superar conflitos causados pela violação dos direitos humanos”.

Sobre o mote olímpico – “Citius, altius, fortius”, “mais rápido, mais alto e mais forte” – o Papa explicou que não se trata da supremacia de uma nação sobre a outra e nem exclusão dos mais fracos. É um desafio, para todos, não só para os atletas, a assumir o cansaço e o sacrifício a fim de alcançar as metas importantes da vida.

O Santo Padre encorajou o trabalho educativo para favorecer um esporte acessível a todos, com atenção aos mais frágeis e às faces mais precárias da sociedade. Ele expressou seus bons votos para a candidatura de Roma a sediar os Jogos Olímpicos de 2024 e reiterou seu pedido para que rezem por seu ministério.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo