Conversão de São Paulo

Papa recorda cristãos perseguidos e “ecumenismo de sangue”

Em homilia na festa da Conversão de São Paulo, Francisco rezou pela unidade dos cristãos, lembrando que os que são perseguidos dão testemunho de Cristo

Da Redação, com Rádio Vaticano

Francisco durante a homilia na festa da Conversão de São Paulo / Foto: Reprodução CTV

Francisco durante a homilia na festa da Conversão de São Paulo / Foto: Reprodução CTV

O Papa Francisco presidiu no fim da tarde deste domingo, 25, na Basílica de São Paulo fora dos Muros, a celebração das Segundas Vésperas da Solenidade da Conversão de São Paulo. O Santo Padre rezou para que se fortaleça o compromisso para a plena unidade de todos os crentes em Cristo. Ele mencionou ainda os cristãos perseguidos, recordando o “ecumenismo de sangue”.

Confira
.: Íntegra da homilia do Papa

Francisco destacou que a unidade dos cristãos não será fruto de discussões teóricas, mas do reconhecimento de que uns precisam dos outros, deixando-se conduzir pelo Espírito Santo.  O mistério do amor de Cristo pela humanidade é o que liga todos os cristãos, disse.

A celebração coincidiu com a conclusão da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, realizada nessa última semana na Itália. Ao rezar pela unidade, o Santo Padre recordou os mártires dos tempos atuais, cristãos que, por professarem essa fé e darem testemunho de Cristo, são perseguidos e mortos. “São cristãos e por isso são perseguidos. Este é, irmãos e irmãs, o ecumenismo do sangue”.

Estavam presentes na celebração fiéis da diocese de Roma e representantes de diversas Igrejas e Comunidades eclesiais, bem como religiosos pertencentes a diferentes Igrejas e Comunidades eclesiais que, nestes dias, participaram de um congresso ecumênico em Roma.

“A vida religiosa, como profecia do mundo futuro, é chamada a dar testemunho, no nosso tempo, daquela comunhão em Cristo que ultrapassa toda a diferença e é feita de opções concretas de recepção e diálogo”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo