Papa reflete sobre problema da ganância e defende caminho da humildade e ajuda ao próximo

Em Missa na Casa Santa Marta, Francisco destacou que o apego ao dinheiro destrói famílias e as relações com os outros

Da Redação, com Rádio Vaticano

Papa reflete sobre ganância: “usemos o que Deus nos dá para ajudar os outros”

Desde que foi eleito Papa, Francisco mantém o costume de celebrar a Missa todas as manhãs na Casa Santa Marta, onde reside / Foto: Arquivo-Rádio Vaticano

Na Missa desta segunda-feira, 21, na Casa Santa Marta, o Papa Francisco falou da ganância. E destacou que o apego ao dinheiro destrói pessoas, famílias e as relações com os outros. O convite deixado pelo Santo Padre foi para utilizarmos as riquezas que Deus nos dá em benefício do próximo, ajudando quem tem necessidade.

Ao comentar o Evangelho do dia, no qual um homem pede a Jesus que intervenha a fim de resolver uma questão de herança com seu irmão, o Pontífice refletiu sobre o problema da relação humana com o dinheiro. A primeira consequência do apego ao dinheiro, segundo Francisco, é a destruição de famílias.

“Quando uma pessoa é apegada ao dinheiro, destrói a si mesma, destrói a família! O dinheiro serve para nos trazer tantas coisas boas, tantos trabalhos para desenvolver a humanidade, mas quando o seu coração é assim apegado, isso o destrói”.

O Santo Padre recordou que Jesus conta a parábola do homem rico, que vive para acumular tesouros para si e não se enriquece junto a Deus. E ainda explicou que o alerta que Jesus nos faz é para nos distanciarmos de qualquer ganância.

“A ganância é um instrumento da idolatria, porque vai pelo caminho contrário que Deus fez conosco. São Paulo nos diz que Jesus Cristo, que era rico, fez-se pobre para nos enriquecer. Este é o caminho de Deus: a humildade, o rebaixar-se para servir”.

Por fim, Sua Santidade explicou que o caminho ensinado pelo Senhor não é o da pobreza pela pobreza em si, mas sim o da pobreza como instrumento, para que Deus seja Deus, o único Senhor. E também relembrou que todos os bens que temos nos foram dados por Deus para que façamos o mundo seguir adiante e ajudemos o próximo.

“Permaneça em nossos corações a Palavra do Senhor: ‘Tenham cuidado e se mantenham longe de toda ganância, porque mesmo se uma pessoa está na abundância, a sua vida não depende daquilo que ela possui’”, finalizou.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo