Papa reza pelos Pastores da Igreja e pelas vocações

Francisco destacou que fiéis devem importunar os pastores para que eles deem ao povo o leite da doutrina e da graça

Jéssica Marçal
Da Redação

Papa reza pelos Pastores da Igreja e pelas vocaçõesAntes do Regina Coeli deste domingo, 11, Papa Francisco falou aos fiéis sobre o Evangelho do Bom Pastor. Ele rezou por todos os pastores da Igreja, sejam eles bispos, padres ou o próprio Papa, e exortou os fiéis a “importunarem” os pastores para que eles sempre possam dar ao povo a doutrina e a graça.

Acesse
.: Íntegra da reflexão do Santo Padre

Este trecho do Evangelho mostra a figura de Jesus como o Bom Pastor, aquele que cuida das suas ovelhas. Segundo Francisco, ao contemplar essa passagem evangélica, compreende-se o tipo de relação que Jesus tinha com seus discípulos: um relacionamento baseado na ternura, no amor, na promessa de um dom imensurável: a vida em abundância.

O Santo Padre explicou que também hoje, como no tempo de Jesus, muitos se apresentam como “pastores” da existência, mas só o Ressuscitado é o verdadeiro Pastor, Aquele que dá vida em abundância. “Convido todos  a terem confiança no Senhor que nos guia. Mas não só nos guia, acompanha-nos, caminha conosco. Escutemos com mente e coração abertos a sua Palavra, para alimentar a nossa fé, iluminar a nossa consciência e seguir os ensinamentos do Evangelho”.

Francisco rezou por todos os pastores da Igreja, os bispos, o Bispo de Roma, os sacerdotes, inclusive os que foram ordenados por ele na manhã deste domingo. “O Senhor ajude a nós, pastores, sermos sempre fiéis ao Mestre e guias sábios e iluminados do povo de Deus a nós confiado”.

O Papa também pediu que os fiéis ajudem os pastores para que sejam bons em sua missão. Ele deu um exemplo de como isso pode ser feito citando um escrito de São Cesário d’Arles, um padre dos primeiros séculos da Igreja. Este dizia que, assim como os bezerros batem na mama da vaca para que venha o leite, os fiéis devem bater à porta dos pastores para que eles possam dar o leite da doutrina, da graça e da orientação.

“Peço-vos, por favor, que importunem os pastores, a todos nós pastores, para que nós demos a vocês o leite da graça, da doutrina e da orientação. Importunar! Pensem naquela bela imagem do bezerrinho, como importuna a mãe para que lhe dê de comer”, disse.

Vocações

Neste domingo, celebra-se o Dia Mundial de Oração pelas Vocações. O Pontífice retomou sua mensagem para a ocasião, em que recorda que toda vocação requer um êxodo de si mesmo para centrar a própria existência em Jesus Cristo e em seu Evangelho.  Para que este chamado se realize, ele lembrou ser necessária a amizade com Deus, para que se possa viver Dele e para Ele.

“Rezemos para que também neste tempo tantos jovens ouçam a voz do Senhor que tem sempre o risco de ser sufocada entre tantas outras vozes. Rezemos pelos jovens, talvez aqui na Praça há alguém que escuta esta voz do Senhor que o chama ao sacerdócio: rezemos por ele se está aqui e por todos os jovens que são chamados”.

Antes de se despedir dos fiéis, Francisco saudou todos os peregrinos presentes na Praça São Pedro e deixou uma saudação especial para todas as mães.

“Hoje convido-vos a dedicarem uma bela recordação e uma oração a todas as mães. Saudemos as mães. Confiando-lhes à Mãe de Jesus e por todas as mães, rezemos à Nossa Senhora. Ave Maria…”

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo