Servir a Cristo de coração, diz Papa a consagradas da África

Santo Padre enviou mensagem por ocasião da 16ª Assembleia trienal da Associação de mulheres consagradas da África Central e Oriental

Da Redação, com Rádio Vaticano

Francisco incentiva consagradas da África a servirem a Cristo com o coração / Foto: Arquivo

Francisco incentiva consagradas da África a servirem a Cristo com o coração / Foto: Arquivo

Um incentivo a servir a Cristo com todo o coração. É o que escreve o Papa Francisco em uma breve mensagem, assinada pelo Secretário de Estado, Cardeal Pietro Parolin, enviada à 16ª Assembleia trienal da Associação de mulheres consagradas da África Central e Oriental (Acweca).

Em andamento até o dia 30 de agosto, em Lusaka, Zâmbia, a Assembleia tem como tema “Ide, não tenham medo, e sirvam” (Jo 16:23). Participam mais de 150 superioras maiores e secretárias-gerais das Associações Nacionais das Religiosas da Eritreia, Etiópia, Quênia, Malawi, Sudão, Tanzânia, Uganda e Zâmbia.

Também está presente o padre Ferdinand Lugonzo, secretário-geral da AMECEA, a Associação das Conferências Episcopais da África Oriental, representando o novo presidente, o arcebispo de Addis Abeba, Dom Berhaneyesus Demerew Souraphiel.

As sessões de trabalho estão concentradas, em particular, sobre a evangelização na região. Entre outros temas em discussão estão a luta contra a pobreza e o desafio do tráfico de seres humanos, uma análise de comparação entre direito canônico e direito civil, a transparência e a responsabilidade na liderança e a gestão financeira das congregações religiosas.

Atualmente composta por mais de 20 mil religiosas, a Acweca celebra este ano seus 40 anos de fundação. Ela foi criada, em 1974, com o objetivo de desenvolver e fortalecer a formação e a educação das religiosas, trabalhando em favor da paz, da justiça e da autossustentação.

A Associação também está empenhada em coordenar o apoio logístico e administrativo das associações nacionais e de outras instituições católicas, de acordo com a sua missão inspirada nas palavras de Jesus Cristo: ‘Sereis minhas testemunhas’”. (SP)

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo