Em Manila

Última Missa do Papa nas Filipinas festeja Santo Niño

A tradicional festa de Santo Niño nas Filipinas levou milhões de fiéis à Missa do Papa neste domingo, 19

André Cunha
Da redação

Cerca de seis milhões de pessoas participaram da última Missa do Papa Francisco nas Filipinas, celebrada neste domingo, 18, no Rizal Park, em Manila.

missa papa 4

Com imagens do Santo Niño nas mãos, fiéis participam de Missa com o Papa, em Manila/ Foto: Reprodução CTV

Os filipinos comemoraram junto com Francisco o dia de Santo Niño – uma festa onde se venera a imagem do Menino Jesus, vestido em trajes reais, coroado e ornado com o cetro, o globo e a cruz.

O Papa usou da festividade para lembrar os fiéis de serem sempre como crianças e espalharem o Reino de Cristo no mundo. Santo Niño, disse o Papa, “recorda-nos a nossa identidade mais profunda: todos nós somos filhos de Deus, membros da família de Deus”.

.: Leia a íntegra da homilia do Papa em sua última Missa em Manila

Francisco lembrou que as Filipinas é o maior país católico da Ásia, o que, segundo ele, deve ver visto como um “dom especial de Deus, uma benção”, mas também uma vocação, na qual os filipinos são chamados a ser “exímios missionários da fé na Ásia”.

O mal causado pelo pecado também foi recordado pelo Papa na homilia. Francisco atribuiu ao pecado a destruição da unidade e da beleza da família humana e a autoria das estruturas sociais que perpetuam a pobreza, a ignorância e a corrupção.

Mas, ainda neste sentido, Francisco disse que a grande ameaça ao plano de amor de Deus é, e sempre foi, a mentira que tem por pai, o diabo. Ele, disse o Papa, tem a função de distrair o homem com “prazeres efêmeros e passatempos superficiais”.

missa papa 1

“Cristo Menino é o protetor deste grande país”, afirma o Papa em homilia / Foto: Reprodução CTV

“Desta forma, desperdiçamos os dons recebidos de Deus, entretendo-nos com apetrechos fúteis; gastamos o nosso dinheiro em jogos de azar e na bebida; fechamo-nos em nós mesmos. Esquecemos de nos centrar nas coisas que realmente contam. Esquecemo-nos de permanecer interiormente como crianças”, refletiu.

Entretanto, o Santo Padre recordou que uma Criança, o Santo Niño, trouxe ao mundo a bondade de Deus, a misericórdia e a justiça. “Resistiu à desonestidade e à corrupção, que são a herança do pecado, e triunfou sobre elas com o poder da cruz”.

“Agora, no final da minha visita às Filipinas, entrego-vos a Jesus que veio estar entre nós como criança. Que Ele torne todo o amado povo deste país capaz de trabalhar unido, de se proteger mutuamente a começar pelas vossas famílias e comunidades, na construção de um mundo de justiça, integridade e paz”, concluiu.

Francisco terminará sua viagem às Filipinas nesta segunda-feira, 19, quando tomará o voo de retorno à Roma às 10h (hora local).

Acesse:
.: Todas as notícias da visita do Papa ao Sri Lanka e às Filipinas

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo